sexta-feira, 22 de maio de 2009

Como Arte Educa?

Veja abaixo três frases que nos auxiliam para a resposta desta pergunta.

É preciso . . . rejeitar o modelo falsamente universal de uma compreensão de tipo intelectualista, que consiste num encadeamento de conceitos e que passa pelo filtro da linguagem, e introduzir a ideia de uma compreensão corporal e afetiva,fundada sobre analogias pessoalmente sentidas. Compreender com o próprio corpo tanto quanto com o espírito, eis uma situação original, que coloca problemas novos para a pedagogia. (Michel Tardy, O professor e as imagens, p. 93-94.)

É preciso compreender que a evolução estética não se refere apenas e necessariamente à arte; refere-se também à integração mais intensa e profunda do pensamento, do sentimento e da percepção. Pode, assim, suscitar maior sensibilidade em face da educação. (Lowenfeld e Brittain, Desenvolvimento da capacidade criadora, p. 398).

Onde palavra e som se combinam e soa o canto, a arte se revela, e cada cântico e cada livro, cada imagem, é uma descoberta — uma milésima tentativa de cumprimento da vida una. (Hermann Hesse)

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