quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Os 50 maiores vídeos de arte no YouTube

YouTube é mais conhecido por seus vídeos offbeat que se tornam sensações virais.
Mas entre seus milhões de clipes é um tesouro de raras e fascinantes filmagens artísticas, amorosamente enviado por fãs.
Ajesh Patalay (foto), "pusblish" do The Guardian seleciona 50 dos melhores.
Algumas pérolas: estréia na TV do Joy Division, leituras por Jack Kerouac, um Marlene Dietrich, primeira apresentação de Madonna ... e muito mais... ...muito mais mesmo...

Vale um clique, aqui.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blogagem Coletiva Dia dos Professores



Como na imagem acima, o professor, Mestre está em cordas bambas se equilibrando e equilibrando os alunos. Sinto que a educação, é o ponto de equilíbrio de uma sociedade ou nação. Todos os países desenvovidos investiram arduamente em educação, digo arduamente porque não é o caminho mais fácil para um governante, isto é, para termos educação como prioridade, dependemos de todos, para elegermos uma pessoa realmente comprometida com a educação. Muitas vitórias recentes nos motivam a continuar nossa caminhada, por exemplo a Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, que altera a LDB vigente, determinando o ensino de música como "componente curricular obrigatório" do ensino de arte (Brasil, 2008).

Esta é uma das vitórias, existem outras, mas uma das mais significantes ainda não conseguimos, que é um reconhecimento da sociedade para com a classe, ainda não ganhamos bem, ainda não somos reconhecidos como uma classe promissora se compararmos com outras profissões,não é um lamento, mas ainda não conseguimos ultrapassar esta barreira.



Nos resta a esperança de dias melhores, mas são verdades que não podem ser esquecidas. Assim como as verdades de Paulo Freire:

Verdades da Profissão de Professor

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua na luta pelo seu trabalho.



A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

Cabe então, para nós educadores, a seguinte pergunta, qual é o papel da escola neste cenário? Alguns caminhos nos revelam o sentido da educação dentro de um mundo cheio de contradições. É aí que a escola tem seu papel de reestruturação, embora se discuta bem mais sobre isso do que se faça realmente algo. A família, o meio social juntamente com a escola, precisam exercer sua função social, mais ainda que função, missão. Precisamos saber o porque que escolhemos a educação para nosso meio de trabalho, pois, a esfera ideológica assume grande importância enquanto elemento de coesão social. Para o mercado capital trata-se de uma mercadoria (Desculpem-me as universidades Particulares) como outra qualquer e isso é uma das razões que provocam nos países uma certa correria para uma reestruturação. O que torna mais democrático o sistema educacional é promover formas consensuais de tomada de decisões. Chega a até doer de tão triste é perceber que o Brasil segue fielmente a recomendação do Banco Mundial de investir mais em equipamento e meios físicos em detrimento do professor. Outra pergunta: Como é possível melhorar a qualidade do ensino sem investimentos de qualificação dos profissionais?

É isso minha gente, minha contribuição em homenagem ao nosso dia, tão especial para muitos dos brasileiros. Viva os Professores! Viva os blogs Educativos! Feliz ideia do blog Ponderantes de Postagens Coletivas.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O som subterrâneo que o teu silêncio Chama

Em 2005 fui contemplado com uma bolsa de pesquisa do IAP -(Instituto de Artes do Pará) para realizar o projeto "O som subterrâneo que o teu siêncio chama" no qual musiquei alguns poemas do poeta paraense Max Martins.
Disponibizo alguns destes poemas e suas respectivas interpretações sonoras para download.

Uma estrela trêmula

Tuas antenas trêmulas
O som
(subterrâneo)
que o teu silêncio chama

A palavra nenhuma que trazes para o almoço. Pães e peixes
Para quem?

E o poema redemoinha no sono que rasgas.
Como rasgas esta noite enrolada em si mesma.

É entre centelhas que plantas o teu jorro.

É entre espinhos e pedras virgens que celebras essa estrela. Todos os astros.

Voz: Argentino Neto
Contrabaixo: Maurício Panzera
Piano Elétrico & Orgão: Argentino Neto
Guitarra & Bateria: André Macleury
Efeitos: Waldiney Machado

Uma estrela trêmula.mp3


O poço

Tranqüilamente
ela permanece
a doação

Vozes: Argentino Neto, Tereza Ribeiro,
Alcir Meireles e Cleyson Duarte
Flauta: Alcir Meireles
Clarinete: Márcio Carvalho
Trompa: Paulo Castro
Piano Elétrico: Argentino Neto
Contrabaixo: Maurício Panzera
Guitarra: André Macleury
Percussão & Efeitos: Waldiney Machado

O poço.mp3


Meditação para Bashô

Pedra
Penetra o silêncio
Solitária pedra-silêncio

A cigarra penetra o silêncio A voz
A voz solitária A pedra O templo A cigarra
O templo A cigarra penetra o silêncio: A voz solitária

A voz solitária A pedra O templo a cigarra penetra
A cigarra penetra o silêncio: A voz solitária
Solitária pedra: O templo A cigarra
penetra o silêncio: A voz

Pedra-templo
Silêncio

Voz: Marisa Brito
Flauta: Alcir Meireles
Clarinete: Márcio Carvalho
Trompa: Paulo Marques
Piano Elétrico & Orgão: Argentino Neto
Contrabaixo: Maurício Panzera
Guitarra & Bateria: André Macleury
Percussão: Waldiney Machado
Poema incidental “Ao mais antigo silêncio”

Meditação para Bashô.mp3

Dependendo das respostas, críticas e comentários... ...posto aqui, o cd na íntegra.

domingo, 4 de outubro de 2009

Gracias a La Vida! Gracias Mercedes!


Em mim deixa saudades, sabendo que Mercedes Sosa é uma mulher evoluída espiritualmente. Um espírito bom que usou o dom maravilhoso de cantar com sua voz carismática e arrepiante. Quando ouvimos Mercedes sentimos algo muito bom. Um sentimento de união. Um sentimento de unidade, de pertencimento.

Pertenço a um continente abençoado, por sua exuberante natureza, por sua fraterna comunidade. E abençoados somos por termos o privilégio de nascermos e vivermos nossas vidas em uma região onde viveram e vivem pessoas iluminadas que claramente percebemos que cumprem uma missão. Certamente Mercedes Sosa, nesta vida de cantora cumpre, com honra. Espírito Iluminado. Gracias a La vida Mercedes Sosa.
Na letra de "Solo le Pido a Dios (Eu Só peço a Deus)" que diz assim:"Que a morte não me encontre um dia Solitário sem ter feito o q’eu queria".
Sinto que Mercedes pôde nesta vida fazer o que quis fazer. Pela sua alegria, pelo seu sorriso, pelo seu entusiasmo e esperança em mundo melhor, mais Unido como percebemos nesta canção.

Canção con Todos



Sempre temos uma predileta e a minha é desde sempre "Solo le Pido a Dios (Eu Só peço a Deus)"
que convido-te a ler a letra e refletir, refletir.
Por isto nesta não colocarei em anexo o vídeo.
Penso que vale ir atrás desta música e ouvir.

"Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o q’eu queria

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucada brutalmente

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda fome e inocência dessa gente

Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não o esqueça facilmente

Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Sem ter que fugir desenganando
Pra viver uma cultura diferente"

Agradecido a Mercedes por tudo o que pode fazer nesta vida e em todas as que hão de vir. Cantando com maestria pela libertação - num sentido mais amplo da palavra - dos povos da América Latina.
Gracias a La Vida! Gracias Mercedes!



Gracias!