quinta-feira, 29 de julho de 2010

Site para crianças com Deficiência Auditiva

Amigos, em uma lista de professores blogueiros que participo a colega Jenny compartilhou uma dica bem legal: a de um espaço na internet criado especialmente para crianças com deficiência auditiva, os nossos queridos surdos. No site existem jogos onde a criança, sendo surda ou não, desenvolve o vocabulário, e auxilia na aprendizagem do português escrito: verbos, substantivos, pronomes, adjetivos, em duas línguas: LIBRAS e Português. Clicando nas figuras e brincando o usuário aprende o nome das coisas.
Ainda existe também a opção de pintar, com ferramentas bem legais. Vale um click, Aqui.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ensino de Artes será obrigatório na educação básica

Objetivo é 'promover o desenvolvimento cultural dos alunos'; lei foi publicada na edição desta quarta-feira do DOU 14 de julho de 2010 11h 38

Lula da Silva sancionou lei que obriga o ensino de Artes em todos os níveis da educação básica. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.
A Lei 12.287, de 13 de julho de 2010, altera o segundo parágrafo do artigo 26 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Pela nova redação, os currículos do ensino fundamental e médio devem conter o "ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais". O objetivo, diz o texto, é "promover o desenvolvimento cultural dos alunos".

Lendo na edição eletrônica do Estadão, vi um comentário do Djalma Lima que reproduzo na íntegra pela coerência no observar:

"Mais uma emenda à LDB, sem prever recurso e sem prever estrutura, nem nada.

Creio que isso evidencia que a LDB precisa ser revista!! Nossa lei de base não permitiu que a educação fosse prioridade nesse país. É preciso rever a LDB e a constiuição para colocar educação como prioridade e educar para contruirmos um país, separando o que é conhecimento do assistencialismo que foi impregnado no discurso pedagógico dos últimos anos."

Para ver a matéria, no site do Estadão, clique aqui.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Não há quase nada a dizer. Nosso respeitoso silêncio.

A respeito do músico brasileiro Paulo Moura, prefiro quase nada dizer agora nesta hora.

Apenas dizer que tive o privilégio de vê-lo ao vivo, tocando em Belém e ter batido um papo de 3 minutos, tive a oportunidade de agrdecer por ele ter vindo em nossa cidade e disse que, quando pudesse, que voltasse. Agora agradeço por ele ter vindo e ter passado este tempo (77 anos) conosco. Dizer que ele será imortal em nossas lembranças - alegres lembranças - e dizer que quando der, volte.

Existem coisas inesquecíveis em Paulo Moura: o chapéu, o clarinete transparente BUFFET CRAMPON B12, o negro de olhos azuis, o saxofone também parceiro e especialmente sua gentileza. Que homem gentil. Pra mim é o que fica de mais especial deste homem.

Volte sempre que puder Paulo Moura. Esteja em Paz. Muito grato por tudo. Nosso respeitoso silêncio.

Deixo vocês com Paulo Moura e Yamandú Costa tocando "Remexendo" Radamés Gnatalli.

Para conhecer mais profundamente a obra de Paulo Moura, clique aqui.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Músicas para Viagem

Não importa para onde você vai. Se for pra muito longe ou muito perto, se é indo para o trabalho ou para casa. Se for indo para outra cidade, outro Estado ou Outro país... Não importa se você vai de ônibus, avião ou navio, ou balsa, trem, bicicleta ou a pés. Se você quer viajar e quer uma trilha sonora, eu preparei uma especial para você. É só baixar e curtir. E se você também vai ficar em casa, tenho certeza que ouvindo esta seleção, é inevitável viajar, pois não é redbull, mas te dá asas, asas pra imaginação, asas para viajar. Boa viagem Ao chapéu da viagem



domingo, 4 de julho de 2010

10.000 Visitas!

Grato a todos os leitores e visitantes que contribuiram para esta marca. Este mês de junho tivemos o número de 1.984 e esta média considero muito boa. Mas, sempre estamos querendo melhorar.
Muito Grato, rumo às 20.000 então.